Adega de Santana é noticia no Jornal do Pico e Diário dos Açores.

Estávamos no ano de 1994 quando Helder Silveira e Leonilda Silveira, naturais do concelho de S. Roque, decidiram edificar o alambique, na zona de Sant’Ana e onde, até hoje está situada a sede da Adega de Santana. Completou então assim 25 anos no ano transacto.

Este trajecto constitiu um processo de aprendizagem continum na arte de alambicar, primeiro colhendo sabedoria a partir dos mais velhos e posteriormente desenvolvendo as suas próprias receitas dando assim ao produto final um cunho muito próprio e pessoal, fazendo destes, produtos de destaque, então apenas a nivel local.

Natural da freguesia de Santa Luzia, Helder Silveira (1952 – ), então com 42 anos, começou a alambicar apenas com um alambique, tendo mais tarde construido um segundo e conta neste momento com três em plena actividade.

Santa Luzia é, fruto da sua historia, reconhecida pela produção de vinho e aguardente do Pico, pelo que não foi de estranhar que o proprietário da Adega de Santana se sentisse compelido a enveredar por esta arte. Caso será para dizer que na cultura e tradição picarota, a tradição baleeira está para o concelho das Lajes assim como a arte da alambicagem eventualmente estará para Santa Luzia.

Paralelamente a todo o processo de alambicar, deu tambem inicio à produção de licores, sendo então o primeiro o Licor de Amora confeccionado com amoras silvestres e tendo por base uma receita própria que tem vindo a ser aperfeiçoada fazendo deste um dos produtos mais apreciados da Adega de Santana não apenas no Pico, mas um pouco por todos os Açores.

A Adega de Santana conta neste momento com 10 referencias permanentes no seu cardápio de bebidas, sendo que pontualmente poderemos vir a apresentar edições limitadas de outros sabores da terra.

Assim, contamos com o muito apreciada e campeão de vendas Licor de Néveda, muito elogiado como por exemplo quando foi degustado pelo Presidente da Republica aquando da sua visita à ilha do Corvo, o primogénito Licor de Amora cuja receita familiar coloca-o no topo do pódio das preferências nos Açores, o distinto Licor de Mel  que se encontra tambem no top de vendas, o Licor de Ananás, realizado a partir de ananases de produção própria, o novo e requintado licor de  Uva-do-Mato que faz as delicias sobretudo dos estrangeiros que nos visitam e que se destaca como um finissimo e delicado aperitivo. Este, marcou recentemente presença em Sagres no Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza, onde vigilantes oriundos da Georgia, Suiça, Sérvia, Inglaterra, Itália, Croácia, Espanha e Portugal foram unanimes em destacar a sua qualidade, contamos ainda com o Licor de Funcho, com o Licor de Limão confeccionado com vários tipos de limão produzidos nos nossos pomares, a sempre apreciada Angelica, e a tradicional Aguardente de Bagaço do Pico, produzida a partir de uvas de produção própria bem como a  finíssima Aguardente de Figo, cujas figueiras tratamos de forma extremosa e muito cuidada e cujo produto resultante da sua destilação já foi apelidada por inúmeras apreciadores como a melhor dos Açores.

Como já referido, a Adega de Santana pontualmente apresenta outros sabores em edições limitadas, sempre a partir de produtos da terra, procurando que pugnem pela excelencia e que marquem pela sua elevada qualidade. As nossas edições limitadas são pois assim produtos marcantes e unicos.

Fruto do continuo esforço, enorme dedicação e aturada abnegação dos seus proprietários, a Adega de Santana é um produto perfeitamente consolidado no mercado Açoriano. Contudo, as exigencias deste segmento impõem uma constante evolução, seja em termos de conteudo, seja em termos de imagem do mesmo.

Assim, impunha-se que  decorrido este tempo fossem desenvolvidas demarches no sentido de modernizar a marca Adega de Santana, mantendo a sua inequivoca qualidade.

Desta forma coincidindo com o quarto de século desta, reinventamos a nossa marca sem nos esquecer de toda a história que nos fez aqui chegar. Demos passos importantes para, por exemplo, marcar presença no meio digital com o lançamento da página na rede social Facebook (facebook.com/adegadesantana); lançamos o novo logotipo da marca, dotanda esta de uma identidade semiótica e registamos a mesma, fazendo assim da Adega de Santana uma marca devidamente registada; todas as nossas referencias fazem tambem já parte do registo nacional de códigos;

A Adega de Santana é ja uma marca de expoente regional. Estamos praticamente em todas as ilhas dos Açores, sendo São Miguel e Santa Maria as ultimas que ja contam com os nossos artigos e cujo feedback tem sido francamente positivo e encorajador.

A qualidade das nossas referencias é manifestamente reconhecida e com estes importantes passos e outros que serão dados futuramente, queremos passar a mensagem ao sector e ao mercado que somos actuais e dinamicos, que um legado solido e evolutivo de 25 anos aliado às tendencias modernas de posicionamento em termos de marketing e imagem constituem a catapulta para que a marca se mantenha sempre jovem, moderna e actualizada fazendo as delicias de quem ousa degustar as nossas bebidas.

Aos leitores do Jornal do Pico, queremos deixar a mensagem que a Adega de Santana encontra-se num processo evolutivo, que se está a transformar sem contudo perder a sua identidade e muito menos a sua qualidade.

O Pico e os seus sabores serão permanentemente a nossa paixão e serão sempre onde assentarão os nossos valores. Queremos levar tão longe quanto possivel os sabores da nossa terra sendo que na simplicidade de pequenos gestos e no orgulho nas nossas raízes encontramos o que nos impele a levar até si bebidas com história.

Os produtos que encontrará no interior das nossas garrafas, resultam de um processo de trabalho árduo e contínuo da Adega de Santana e de todo o seu staff.